segunda-feira

Nomes de Domínio ".qualquercoisa": tudo muda a partir de 2012

Agora é oficial: depois de anos de ameaças, finalmente, a partir de janeiro de 2012 será possível registrar domínios com qualquer terminação. Por exemplo, poderão ser apropriados endereços como ".brasil", ".futebol" ou mesmo contendo marcas como ".globo" ou ".apple". Os chamados novos domínios genéricos superiores foram anunciados neste final de semana pela Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), em encontro realizado em Singapura.

Segundo Peter Dengate Thrush, Chairman do Conselho diretor da ICANN, "Today's decision will usher in a new Internet age. We have provided a platform for the next generation of creativity and inspiration".





Os novos domínios podem representar excelente oportunidade para empresas que buscam um lugar personalizado na web: nos exemplos acima, o endereço a ser digitado nos navegadores seria apenas "globo" ou "redetv", sem qualquer outro complemento, e os emails poderiam ser "williambonner@globo" ou "ipad@apple".

A novidade também atende a empresas que constantemente criam novos produtos / serviços e encontram dificuldades para registrar os domínios respectivos nos já esgotados ".com" ou ".com.br". Assim, ainda nos mesmos exemplos, as empresas teriam total liberdade e a administração direta de tudo o que viesse à esquerda do ".globo"ou ".apple", abrindo-se possibilidades quase ilimitadas de novos endereços.

Usar um domínio superior com a marca da empresa poderia ainda ser útil na prevenção a fraudes e na legitimação de conteúdos na rede. Assim, tudo o que estivesse publicado abaixo de ".mettalica", por exemplo, seria conteúdo oficial da banda, como sugere Michael Humphrey, da Forbes.

Mas os novos domínios trazem também algumas preocupações. Prevê-se uma nova corrida a esses endereços a partir de janeiro, o que certamente será acompanhado de controvérsias a partir de empresas homônimas localizadas em diferentes partes do planeta. Também o elevado investimento necessário para esse registro (taxa de USD 185 mil!) tem sido alvo de muitas críticas. Quem, afinal, está lucrando neste negócio?

Nos próximos posts mando mais novidades sobre como isso vai funcionar. Quem quiser acompanhar o assunto de perto, pode também visitar a página especializada da ICANN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário