quarta-feira

Quem diria: Conteúdo Pago Supera Pirataria na Internet Americana

O serviço de streaming de filmes Netflix (indisponível no Brasil) é o grande gerador de tráfego da Internet norte-americana, batendo inclusive os sistemas peer-to-peer de compartilhamento de arquivos, que durante muito tempo dominavam este ranking e que são a grande preocupação de Hollywood. O Netflix responde por 22,2% de todo o tráfego de banda larga nos EUA, contra  21,6% do BitTorrent, por exemplo. 


Assim, talvez pela primeira vez na história da internet o maior percentual de tráfego na rede refere-se a conteúdo pago. É o que mostra o relatório da primavera de 2011 (no hemisfério norte) sobre o tráfego na internet, elaborado pela empresa Sandvine e publicado pela revista Wired.


Segundo a Wired, os números só não são mais expressivos dado, de um lado, o (ainda) alto custo de licenciamento de conteúdos, em contraste com o reduzidíssimo custo de transmissão na web, e, de outro, ao (ainda) reduzido catálogo disponibilizado por Holywood para esses meios. Frentes importantes de serem atacadas para o efetivo combate da pirataria na Internet.


O problema, então, passa a ser outro: a concentração de toda a infraestrutura de diversão e conhecimento nas mãos de uma única empresa privada... Que venham outras Netflix e, principalmente, que acordem para o mercado brasileiro, onde ainda penamos com as raras iniciativas nesse campo.


Fonte: http://www.wired.com/epicenter/2011/05/netflix-traffic/