quinta-feira

iCloud - Modelo Definitivo de Licenciamento Digital de Conteúdos?


Na próxima semana Steve Jobs promete trazer mais uma novidade com poder de mudar a forma com que nos relacionamos com os conteúdos digitais, como músicas e vídeos. Como descreve a Forbes, especula-se que o iCloud (ou outro nome assemelhado) seja apresentado no evento da Apple, segunda-feira.

O novo "i" da Apple seria uma espécie de Dropbox vinculado ao iTunes, que tornaria desnecessário o uso de discos rígidos locais para gravar e acessar nossas músicas, vídeos, seriados, filmes, etc. Ou seja, os conteúdos ficariam na nuvem, em servidores da Apple, com backup "garantido" e possibilidade de acesso a partir de qualquer dos nossos iPods, iPads, iMacs ou mesmo PCs. Assim, também seria possível fabricar dispositivos ainda mais portáteis (sem grandes HDs) e mais integrados.

A novidade apenas reforça a tendência atualmente verificada, por exemplo, na última versão da Apple TV (na qual as séries e filmes adquiridos são armazenados em servidores na web, e não localmente) ou no Google Music. Parte de um conceito também similar ao adotado com sucesso no aluguel de filmes via iTunes ou de livros para o Kindle.

Todos esses exemplos exigem o abandono da idéia de que precisamos ser possuidores diretos dos conteúdos que licenciamos. Cada vez mais adquirimos direitos de acesso - definitivo ou temporário - a arquivos virtuais que sequer são armazenados nas nossas casas e nos nossos computadores, diferentemente do que ocorre na aquisiçào de livros, CDs ou mesmo de conteúdos baixados da Internet. A própria Microsoft já se assanha para essa modelagem (ver reportagem do Valor Econômico), admitindo revisar a estratégia de licenciamento que sempre lhe caracterizou - vinculada a instalações locais e não ao mero direito de acesso ou uso de um sistema.

Será esse o modelo vencedor para o licenciamento de direitos autorais em meios digitais? Estamos preparados - e suficientemente desapegados - para adotar em massa essa mudança de conceitos? Em breve saberemos. Quem sabe Jobs, com esse novo "iSomething", mais uma vez consagre o padrão a ser adotado daqui para frente.

A imagem que ilustra esse post foi feita pelo blog http://www.zagg.com/community/blog/icloud/.