quinta-feira

"Doces de Pelotas" Reconhecidos como Indicação Geográfica



O Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI acolheu como Indicação Geográfica os célebres Doces de Pelotas, na Região Sul do RS. O registro foi deferido sob a forma de Indicação de Procedência, a partir da conclusão de que as características do solo pelotense favorecem o plantio de árvores frutíferas, como pêssegos, marmelos, entre outras, utilizadas para  a produção de compotas e para a fabricação de doces.

O registro confere exclusividade de uso dessa expressão por produtores locais, encobrindo 15 doces, entre finos e de frutas, cujas receitas remontam ao século.

Ainda em 2007, tive o privilégio de acompanhar o início dos debates para a obtenção desse reconhecimento, em palestra proferida na Fenadoce, em Pelotas (ver postagem relacionada). Tenho certeza que esse reconhecimento servirá para turbinar ainda mais o crescimento econômico daquela Região.

Agora, já são treze os produtos brasileiros registrados como indicação geográfica, seguindo tendência internacional e o reconhecimento de indicações geográficas estrangeiras como Champagne, Cognac, Roqueford, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário